"Camila não quer tomar banho"

"Camila não quer tomar banho" ( preciso readaptá-la ao português do Brasil)
Mas gostei bastante da historinha!

- Camila! Vem tomar banho, filha!
- Oh! Que grande chatice! Já tomei banho ontem! – Exclama a Camila em tom zangado.
- Eu não quero tomar banho! Isso não serve para nada! – Continua a Camila.
- E se calhar vou mingar, como a camisola do Serginho. – Diz ela já assustada.
- Não digas tolices! É muito importante tomar banho. E depois, nunca ninguém mingou!
- Não é verdade, mamã! Olha o avô! Ele dantes era muito grande, mas agora está pequenino! Tenho a certeza que se lavou demais!
- Só dizes disparates, filha! O teu avô envelheceu! – Diz a mamã encolhendo os ombros.
- Olha-te ao espelho, Camila! Tens terra no nariz, as mãos estão todas sujas, os pés também, não cheiras lá muito bem e…
Trriim! Trriim! Trriim!
- Oh! O telefone! – Diz a mamã, dirigindo-se para a sala. – Não saias daí que eu venho já.
- Sabes, Ursinho, se o que a mamã quer é que eu fique limpinha, vou lavar-me eu própria só com a luva de banho! Assim, já não vou precisar de tomar banho na banheira.
Já na casa de banho, a Camila começa então a lavar-se.
- Ponho um pouco de água, mas não muita, um pouco de sabonete, e… Força!... Esfrega-se bem o nariz!
- Agora, vou lavar os pés e as mãos! Pronto! Já não preciso de tomar banho! A mamã vai ficar admirada.
- Vou também pôr um pouco de perfume, para cheirar bem. Já está! Que achas, Ursinho? Eu acho que a mamã tem um perfume esquisito!...
- Cá estou eu! – Diz a mamã ao chegar à casa de banho. – Vamos lá tomar banho, minha querida!
- Já não preciso de tomar banho, mamã! Já estou limpinha e até pus perfume.
- Não é verdade, Camila! Ainda tens terra nas pernas. – Diz a mamã, já a perder a paciência.
- Mas… Que cheiro é este? Cheira tão mal! Camila! Que fizeste com o champô contra os piolhos?
- Aaahhh!!... Depressa, mamã, quero tomar banho!

O video abaixo pode  dar um complemento bem legal para a aula.




Acompanhe também este vídeo:

A higiene bucal que funciona

A higiene bucal que funciona

Faixa etária
0 a 3 anos
Conteúdo
Identidade e autonomia
Objetivo
Ensinar hábitos de higiene bucal para crianças.
Anos
Creche.

Material necessário
Espelhinhos de mão, escovas de dente, pastas sem flúor, porta-escovas e copos descartáveis.

Tempo estimado
O ano todo.
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Desenvolvimento 
1ª etapa  Inicie o trabalho organizando a palestra de um dentista para os familiares das crianças. Convide o grupo a discutir como cuidamos da boca, que materiais usamos para higienizá-la e quais as principais recomendações nessa tarefa.

2ª etapa  Durante o ano letivo, reserve um momento para um encontro entre o dentista e cada turma. Para que eles façam descobertas por conta própria, distribua espelhinhos de mão, possibilitando que explorem gengiva e dentes.

3ª etapa  Organize a rotina da atividade levando em conta os horários, o número de turmas e o total de crianças por classe. As instalações são suficientes para todos? É preciso estabelecer rodízio de horários? Combine com cada professor a estratégia mais adequada.

4ª etapa  Hora de preparar o material e o ambiente da escovação. No banheiro, o ideal é ter uma pia adequada à altura da criança, com um espelho grande o suficiente para permitir a cerca de quatro ou cinco delas escovar os dentes ao mesmo tempo. As escovas, macias e de cabeças pequenas, devem ser trocadas a cada três meses para evitar que as cerdas tortas prejudiquem a escovação. Prefira pastas sem flúor – crianças pequenas são mais suscetíveis à fluorose, intoxicação por excesso de flúor que causa manchas brancas nos dentes e o enfraquecimento deles. Por fim, providencie porta- escovas individuais e devidamente identificados, que mantenham as escovas secas e arejadas.

5ª etapa  Durante a rotina da escovação, forme grupos de no máximo cinco integrantes para dedicar atenção individual e garantir que todos escovem de verdade. Quando um deles trocar a escova com um colega, não desinfete nem use produtos para limpar. O correto é jogar fora por causa do risco de transmissão de doenças. O enxágue também não deve ser coletivo: a bactéria que causa a cárie pode ser transmitida por objetos que entram em contato com a boca. Por isso, utilize copos descartáveis.

Avaliação Verifique o quanto as crianças estão mais independentes e conscientes da importância da escovação. Elabore um diário com fotos dos momentos vivenciados, possibilitando que cada uma sugira registros sobre as novas experiências, contando o que aprendeu. Esse diário pode ser complementado pelos pais que participarem do projeto, relatando como é a escovação em casa.

O Leão e o Ratinho

O Leão e o Ratinho



Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata.
Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.


Uma boa ação ganha outra.

A Lebre e a Tartaruga

A Lebre e a Tartaruga


Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga.
A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida.
A lebre muito segura de si, aceitou prontamente.
Não perdendo tempo, a tartaruga pois-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém, firmes.
Logo a lebre ultrapassou a adversária, e vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar.
Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.
Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada toda sorridente.

Moral da história: Devagar se vai ao longe!

A Menina do Leite

A Menina do Leite


A menina era só alegria.
Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul,e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.
A menina também, não conseguia parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.

Moral da história:
Não se deve contar com uma coisa antes de conseguí-la.

Músicas com Gestos

Músicas com Gestos

1 - CARANGUEJOPalma,palma,palma
PÉ,pé,pé
Roda, roda,roda,
Caranguejo, peixe é

Caranguejo não é peixe
Caranguejo, peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré

Ora palma, palma, palma
Ora, pé, pé, pé
Ora roda, roda ,roda
Caranguejo, peixe é!

_ PARTICIPANTES No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”,
batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham


2 - João trabalha com um marteloJoão trabalha com 1 martelo
João trabalha com 1 martelo (fazer o movimento do martelo com um dos braços)
Agora trabalha com 2 (mexer os dois braços)

João trabalha com 2 martelos
João trabalha com 2 martelos
Agora trabalha com 3 (mexer os braços e uma perna)
João trabalha com 3 martelos
João trabalha com 3 martelos
Agora trabalha com 4 (mexer os braços e as pernas)

João trabalha com 4 martelos
João trabalha com 4 martelos
Agora trabalha com 5 (mexer os braços, as pernas e a cabeça)

João trabalha com 5 martelos
João trabalha com 5 martelos
Agora vai descansar (relaxar o corpo)
3 - A Barca VirouA barca virou,
No fundo do mar,
Porque a (nome da pessoa)
Não soube remar.
Adeus (nome da pessoa) !
Adeus, Maranhão !
Adeus, (nome da pessoa) !
Do meu coração !

Essa cantiga é uma variação de “A Canoa Virou” e pode ser usada em brincadeira de roda.
Como usar em brincadeira de roda:
As crianças de mãos dadas formam uma roda e giram cantando. A criança cujo nome foi mencionado nas quadras, sai da roda.
Repetem-se as quadras, citando-se o nome de cada criança que estava à esquerda daquela que saiu. Prossegue a brincadeira até que a roda desapareça.


4 - Indiozinhos
Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou,
Mais não virou.


Otimo para incentivar as crianças a começarem a contar.
5 - JanelinhaA janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo

Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou.

Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.
6 - A BARATA MENTIROSA
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ.
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELA TEM É UMA SÓ.(bis)
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE BALÃO.
É MENTIRA DA BARATA
NÃO TEM DINHEIRO NEM PRO SABÃO
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
NEM DINHEIRO PRO SABÃO.(bis)
A BARATA DIZ QUE TEM
UM SAPATO DE FIVELA.
É MENTIRA DA BARATA
O SAPATO É DA MÃE DELA.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
O SAPATO É DA MÃE DELA.(bis)

Otima para conversar com as crianças, falar que mentir é muito feio e que a mentira tem perna curta.
7 - EU VI O SAPOEU VI O SAPO
NA BEIRA DO RIO
DE CAMISA VERDE
SENTINDO FRIO
NÃO ERA SAPO
NEM PERERECA
ERA O (nome da criança) SÓ DE CUECA
8 - LOJA DO MESTRE ANDRÉAi olé , ai olé
Foi na loja do mestre André

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um pianinho
Plim, plim, plim, um pianinho

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um violão
Dão, dão, dão um violão
Plim, plim plim, um pianinho

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei uma flautinha
Fá, flá, flá, uma flautinha
Dão, dão, dão um violão
Plim, plim plim, um pianinho
9 - ESCRAVOS DE JÓESCRAVOS DE JÓ
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA,PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ

_ MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.
_ PARTICIPANTES No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
_ COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.
10 - FUI AO MERCADO FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA
EU SACUDI,SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
11 - Rosa juvenilA linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar
Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
E adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim
E adormeceu a Rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
O mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei
E despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim
E despertou a Rosa assim, bem assim
E tudo ficou bem feliz, bem feliz, bem feliz
E tudo ficou bem feliz, bem feliz

12 - CasinhaFui morar numa casinha- nha
Infestada- da de cupim- pim- pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa- xá
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim:
Smack! Smack


Fui morar numa casinha - nha
infestada-da de morceguinho-nho
saiu de lá - lá - lá
uma bruxinha - nha
olhou pra mim
olhou pra mim e fez assim
(dar uma gargalhada)

Fui morar numa casinha - nha
infeitada-da de florzinha - nha
saiu de lá - lá - lá
uma princesinha - nha
olhou pra mim
olhou pra mim e fez assim
(mandar beijinhos)

13 - A galinha do vizinhoA galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!

Brincadeira:
Com ela, a turminha vai aprender a contar
_ PARTICIPANTES: No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.

14 - CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.

Brincadeira:
Quem está no centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo
PARTICIPANTES: No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR: A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.


15 - PASSA, PASSA, GAVIÃO
Passa, passa, Gavião,
Todo mundo passa.
Os carpinteiros fazem assim,
Os carpinteiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.
Os cavaleiros fazem assim,
Os cavaleiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.
Os sapateiros fazem assim,
Os sapateiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.

Brincadeira:
PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício( sapateiro, carpinteiro).


16 - SENHORA DONA SANCHA
Senhora dona Sancha,
Coberta de ouro e prata,
Descubra seu rosto,
Queremos ver sua cara.
Que anjos são esses,
Que andam rodeando
De noite e de dia,
Padre-Nosso, Ave-Maria!
Somos filhos de um rei,
E netos do visconde
E o “seu” rei mandou dizer
Para todos se esconder.

Brincadeira:
De olhos vendados, dona Sancha escolhe um colega e tenta adivinhar quem é ele
PARTICIPANTES No mínimo quatro.
ORGANIZAÇÃO Em roda, com uma criança no centro.
COMO BRINCAR A roda canta a primeira quadra. De olhos vendados, quem está no centro canta a segunda. As crianças cantam a última, param e trocam de lugar.
A de olhos vendados toca um colega e tenta reconhecê-lo. Se acertar, vai para o seu lugar. Se não, a brincadeira recomeça.

Plano de aula

Início das aulas

  • Acolhimento
  • Dinâmica de apresentação- A caixa de presente.
Mostrar para as crianças uma caixa de presente que foi deixada na sala, perguntar se foi alguém que deixou lá, se alguém sabe o que tem lá dentro, fazer o maior suspense.
Depois contar que foi um presente das mães para a professora, que ali dentro tem algo muito especial e cheio de alegria. Que esse presente são eles, tem o nome de cada criança aqui dentro. Entregar os crachás que estão na caixa, um por um, abraçá-lo, beijá-lo, que sejam muito bem vindos.

  • Apresentar a escola, funcionários, mostrar as dependências da escola, familiarizar a criança no espaço escolar e sua rotina.
  • Mostrar o banheiro, enfatizando a necessidade de sempre pedir a professora assim que tiver vontade para não fazer na calça.

  • Roda de conversa- O que eles acharam da escola, a primeira impressão que tiveram, o que gostaram e não gostaram. Dizer que eu estou muito feliz em tê-los comigo hoje.
  • Pedir que cantem comigo essa música:Cantar olhando nos olhos da cça ao falar seu nome.
    Olá ohh... ( nome da cça)
    Que bom que você chegou
    Olá ohh... ( nome da cça)
    Gosto muito de você.

  • Lanchinho- Oração, cantiga, Orientação na higiene das mãos, onde sentar, onde pegar comida, onde colocar o resto e o prato.

  • Brincando e aprendendo- Com jogos de montar e encaixar, utilizando movimentos de preesão, encaixe, propiciando um amplo desenvolvimento da motricidade das cças.

  • Atividade- Apenas para socialização e reconhecimento dos materiais e socialização com os colegas pedi que fizessem um desenho livre.

  • Hora da História- Camila não quer tomar banho.

  • Linguagem musical- músicas diversas com exploração corporal.

Plano de aula

Plano de aula

  • Música de chegada- Boa tarde como vai você...
  • Oração- Boa tarde Jesus querido...
  • Roda de conversa- Quem gostou de vir a escola, o que gostou na escola.
  • Atividade de socialização- Em roda as cças vão passando a bola, com uma música de fundo, ao parar a música, com quem a bola parar diz o nome e a coisa que mais gosta de brincar. Após socialização fazer um relaxamento, volta a calma.
  • Crachá- Entrega dos crachás, o profº. faz a leitura do nome, mostra para a sala e a criança vem buscar o crachá. Cada criança que vier buscar cantar a música: Olá ohh... que bom que vc chegou...
  • Lanchinho- Cantiga, oração, higiene.
  • Brincando e aprendendo- Com jogos de montar e encaixar, exploração e manipulação de brinquedos para aprefeiçoamento de suas habilidades manuais.
  • Atividade- Reconhecimento e observação do corpo. Pintar o que mais se parece com vc. Você é menino ou menina?

  • Linguagem musical- música com expresão corporal.
Patinho...
A pulga levada...
Minhoca...
ia ia ohh...

  • Brincando e aprendendo- Brincadeira livre com carrinhos, bonecas, panelinhas, etc... Exploração do uso correto dos brinquedos, brincar a vontade mas depois guardar tudo organizado e separado.

Plano de aula

  • Rotina- Acolhimento, oração e cantiga de entrada.
  • Apresentação e leitura do alfabeto e números, explicar para que serve.
  • Roda de conversa- Quantos anos você tem. Incentivá-los a mostrar os dedinhos e dizer quantos anos tem.
  • Hora da História- Dinho, o porquinho. A história conta sobre o aniversário do porquinho que ia fazer 4 aninhos e que ele não podia se sujar até a festa de seu aniversário...
  • Atividade- Representar graficamente a quantidade de anos, desenhando o número de velinhas de acordo com sua idade.
  • Lanchinho, higiene das mão e dos dentes.
  • Brincando e aprendendo- com massa de modelar, cd, palito e tesoura. Incentivá-los a confeccionarem um bolo de massinha, disponibilizei palitos de fósforo para representar as velinhas. Cantamos parabéns a você, fingimos que apagamos a velinha, foi uma diversão brincar de faz de conta.

Plano de aula

  • Rotina... Compreenda a: Entrada, acomodação, oração, cantigas de roda, leitura dos cartazes, entrega dos crachás.
  • Linguagem Oral e Corporal- Objetivo- Expressão corporal, observação do corpo, percepção tátil do corpo, expressão corporal livre e orientada.
Procedimento- Pedir as cças que se observem no espelho, explorando visuale tatilmente seu corpo, sem interferir em sua s ações.
Colocar uma música- Xuxa CD SÓ PARA BAIXINHOS 4, MÚSICA "ESTÁTUA"
As cças deverão imitar os movimentos do prof. tendo a capacidade de localizar as partes do corpo

  • Atividade1- Desenho com interferencia, completar as partes do corpo.

Lanchinho, oração, higiene das mãos e bucal.
Brincando e aprendendo- com massa de modelar e jogos de montar e encaixar.

Atividade 2 - Linguagem matemática- Círculo, apresentação da figura geométrica círculo, fixar modelo na parede.
  • Brincar com os blocos lógicos- apresentar os blocos, mostrando as figuras e cores. Trabalhando a classificação , pedir que cada cça retire do monte de peças apenas o círculo separando os círculos.
  • Entrgar um círculo em papel cartão para cada cça, e propor que alinhavem com barbante, fazendo o contorno da figura.
  • Colar o círculo alinhavado dentro de outro círculo.

Plano de aula

Plano de aula 

  • Rotina-...
  • Roda da conversa- As boas maneiras na escola, regras da sala, 1ª. regra- não chorar- Explicar as cças a importância de vir a escola, as atividades que serão feitas, o horário que a mamãe vem buscar, etc...
  • Hora do cinema- Thimothy vai a escola. Mostrar o bichinho de pelúcia do Thimothy e deixar que brinquem com ele.
  • Relatório do filme-
1ª FASE


RELATÓRIO DO FILME


• Assistir o filme- Timothy vai á escola, Conhecendo a turma.


É uma série animada que retrata os desejos, sentimentos e as primeiras experiências das crianças no jardim de infância, a autenticidade de Timoty, seu bom humor e seu otimismo ilimitado são muito importantes no momento de fazer novos amigos e enfrentar desafios, encorajando as crianças a se prepararem para o convívio com a turma da escola.


A história do filme: No primeiro dia de aula Timoty fica encantado com a escola até que um colega de classe critica sua roupa nova, ele fica triste e decide não ir a escola no dia seguinte, mas sua mãe o convence e ele descobre uma nova amiga e se diverte o resto do dia.

Lanchinho- ...
Atividade 1- Socialização- Contagem das cças. Entragar uma tampinha para cada cça, desenhar no chão uma caretinha de menino e de menina, colocar as tampinhas nas caretinhas de acordo.
fazer a contagem e registrar na lousa.

Atividade 2- Utilizando as mesmas tampinhas da atividade acima, utilizar as tampinhas como carimbo, as cças molham as tampinhas no guache e carimbam na folha, exolrando o formato "círculo", reconhecimento da figura geométrica.
  • Brincando e aprendendo- Massa de modelar- objetivo- estimular a motricidade, criatividade, ação explratória, descobrindo várias formas de manipulação.
  • Atividade 3- Aproveitando a sobremesa que seria oferecida hoje na merenda "banana". Resolvi fazer a atividade em cima disso, trabalhando a cor, sabor, degustação, e figura geométrica
  • Explorando a cor da fruta- oferecer as cças papel crepom amarelo aos alunos para picar e amassar.
  • Desenhar um círculo na mesinha e com canudinhos pedir que assoprem as bolinhas dentro do círculo. Para posterior colagem no desenho da fruta- banana
  • Ampliando seu vocabulário nomeando as cores e frutas.


 

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
Organizar os alunos em círculo para que todos possam ver, analisando a embalagem do produto, com a embalagem em mãos, perguntar:

• Que produto é esse?
• Para que ele serve?
• O que será que está escrito na embalagem
• Se a mamãe já usou esse suco em casa?
Com os ingredientes preparados na roda, deixar que as cças sintam os cheiros dos produtos, perguntar qual é a parte do corpo que sentimos o cheiro.
Preparar o suco e degustar (paladar), perguntar tbém qual é a parte do corpo que sentimos o gosto das coisas.

Atividade1 – Pintar e colar a embalagem do suco que utilizamos para fazer o suco. ( xérox)

Lanchinho - beber o suco de uva junto com a comida da merenda.

Hora da descoberta- Adivinha. Exploração do tema da roda.
• Sou sua amiguinha
• Adoro limpar seus dentinhos
• Minha espuminha perfuma a sua boquinha.
• Quem sou?

Ir questionando:- É grande/pequeno
- leve/pesado
- fino/grosso
- cheira bem/ mal
- Duro/mole

• A importância do creme dental na escovação.

• Fazer a escovação na prática, utilizando o movimento correto ao se escovar os dentes.

Atividade 2- Utilizando desses movimentos fazer com os dedos a pintura com creme dental no bocão.


Brincando e aprendendo- massa de modelar, jogos de montar e encaixar, caixa de brinquedos

Plano de aula

Rotina- ...

Roda de conversa- A importância da água, de onde vem a água, para que usamos, como economizar a água, será que conseguimos viver sem ela.
• Alertar as cças na hora da higiene bucal para fechar a torneira na hora da escovação, não podemos desperdiçar água.

Hora da história- A gotinha Plim plim

Atividade- Confecção da gotinha, pintura a guache com o dedo. Após secagem fazer um fantoche para levarem para casa. Colar um palito atrás da gotinha e uma mensagem para não desperdiçarem água.

Atividade socialização- Bexiga d’água, em roda e em pé as cças irão passar um bexiga com água, se derrubar a bexiga sai da brincadeira, ao sinal da musica parar quem também estiver com a bexiga também sai da brincadeira.

Lanchinho-...

Higiene bucal-...

Atividades – Brincando e aprendendo com a matemática, reconhecendo o número 2.
• Apresentar o número 2 no cartaz, pedir as crianças que mostrem apenas 2 dedinhos.
• Cantar a música da galinha do vizinho, fazendo a contagem com os dedinhos.
• Brincar com tampinhas- espalhar os crachás no chão, disponibilizar a caixa de tampinhas, cada cça terá que pegar duas tampinhas e colocar em cima do seu crachá, sistematizando a quantidade. Comemorar com quem acertar.


• Recreação – Riscar no chão o número aprendido, pedir as cças que andem sobre a linha do número, fazendo diversas variantes:

Pra frente, pra trás, de lado, de costas, em fila, de mãos dadas.

• Fazer a colagem no número (2), passar cola com o dedinho e colar chá mate.

Brincando e aprendendo- com jogos de montar e encaixar.

Plano de aula

Rotina-...

Roda de conversa – Apresentar o gráfico das cores preferidas. Explorar a quantidade, a cor mais escolhida e a cor menos escolhida.

Atividade - trabalhando com a cor mais escolhida da classe, pedir que peguem essa cor no pote de giz e pintem a figura geométrica trabalhada anteriormente. Pitar apenas os círculos com a cor preferida da classe.
• Brincar de massinha com a cor mais escolhida.

Lanchinho -...

Atividade - Observar os abjetos concretos na roda, sabonete, escova de dente, toalha, cotonete, pasta de dente, papel higiênico.
• Observar os objetos de higiene falar o nome e a utilidade de cada objeto para nossa higiene.

  •  Montar um mural da higiene com vários rótulos trazidos de casa, pedidos com antecedência.
Brincando e aprendendo - com jogos de montar e encaixar, massa de modelar.

Plano de aula

Rotina-...

Roda de conversa - explorar o tema piolho, texto informativo.
• Pica para sugar o sangue.
• Deixa saliva no local para não cicatrizar
• Quando tem fome volta no lugar ferido.
• Sua saliva causa coceira
• Vive 30 dias no máximo
• A fêmea põe até 150 lêndeas
• Você pode se contaminar através do contato com outras pessoas, uso de pentes, escovas, bonés de quem tem piolhos.

Cantar a música da pulga levada, mudando para o piolho levado, fazer os gestos da música.

• Atividade - Colagem e pintura na atividade impressa, colar apenas dois piolho na cabeça do menino.

Lanchinho-...

Brincando e aprendendo - com diversos brinquedos..., massa de modelar.

Atividade - projeto cores, sabores, e formas. Explorando as cores já trabalhadas anteriormente, pedir as cças que pintem com as cores: vermelho, amarelo e azul, como ditado de cores.

Música - música com movimento

A piaba

Põe a mão na cabeça

Põe a mão no pezinho

Põe a mão na orelha

Gira e dá um pulinho.

Põe a mão no joelho

Põe a mão no bracinho

Põe a mão na cintura

Pare e brinque um pouquinho:

Morto, vivo.

Morto, vivo

Morto, vivo

Plano de aula

Rotina-...

Roda de conversa - Quando estamos na escola o que sentimos? Alegria, tristeza, medo, sono, fome... Deixar com que as cças se expressem sem interferência.
• Imitar esses possíveis sentimentos.
• Oferecer as cças várias caretinhas com expressões, pedir que escolham a figura que condiz com seu sentimento e pintar, montar um cartaz coletivo. Ofereci essas caretinhas em tamanho maior.

Atividade - completar o rostinho desenhando olho, boca e nariz também condizentes aos seus sentimentos.

Lanchinho-...

Atividade - Projeto didático cores, sabores e formas. Leitura do livro clact...clact...clact...
Pintura da primeira página do livro as cores e formas.

Brincando e aprendendo - massa de modelar, brincadeira no pátio( livre)

Plano de aula

Plano de aula

Rotina - ...

Roda da curiosidade - Sou um ser vivo, tenho uma carapaça, coloco ovos na areia, ando bem devagar, quem sou?

Texto informativo - É um animal que possui casco muito resistente e não tem dentes. Quando percebe algum perigo, recolhe as pernas, a cabeça e a cauda dentro do casco para se proteger do inimigo.
Vive muitos e muitos anos, chega a viver mais de cem anos.

Hora da história - A história da tartaruguinha

OUVI CONTAR UMA HISTÓRIA,
UMA HISTÓRIA ENGRAÇADINHA,
DA TARTARUGUINHA, DA TARTARUGUINHA.
HOUVE UMA FESTA LÁ NO CÉU,
MAS O CÉU ERA DISTANTE.
E A TARTARUGUINHA VIAJOU NA ORELHA
DO ELEFANTE.
QUANDO A FESTA TERMINOU,A BICHARADA
SE MANDOU.
QUEM VIU A TARTARUGUINHA,QUEM VIU?
LÁ NO CÉU ELA CAIU.
SÃO PEDRO O CÉU VARREU
E DA POBREZINHA SE ESQUECEU.
ELA DISSE EU QUEBREI TODA,AI, MEU CORPINHO ESTÁ DE FORA.
COMO É QUE VOU FAZER PAI DO CÉU
COMO VOU VIVER AGORA?
PAI DO CÉU JUNTOU OS CAQUINHOS,COLOU.
MAIS BONITA ELA FICOU!

Fazer a interpretação e o reconto oral da história com as cças.
Ouvir a história em forma de música.
• Objetivo dessa atividade- despertar o gosto pela leitura de contos infantis, ampliando seu vocabulário e desenvolvendo a linguagem oral e escrita.
• Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Atividade 1 – Pedir as cças que rasguem papéis e colem no casco da tartaruguinha. Enfatizando a situação de como ficou o casco da tartaruguinha depois que ela caiu lá do céu.

Trabalhando o nome - Apresentação do crachá com foto, orientando as cças e mostrando que a primeira letrinha do seu nome estará em vermelho. Todos devem pegar seu crachá que estará embaralhado no meio da roda, os crachás restantes deverão ser contados, pois serão os alunos ausentes. As crianças deveram “escrever” seu nome na atividade

Lanchinho - ...

Brincando e aprendendo-brinquedos diversos no pátio.

Atividade 2 – Trabalhando o projeto didático Cores, Sabores e Formas. 2ª Pagina do livro clact...clact...clact...
• Oferecer as cças papéis de diversas cores, explorar as cores expostas, pedir que cortem com a tesoura os papéis e colem na atividade.
( primeiro contato das crianças com tesouras)

Plano de Aula

Rotina - ...

Roda na novidade - Confecção de massa de modelar caseira - Em roda dispor os ingredientes que serão utilizados, nomear os ingredientes, exploração de embalagens dos produtos, cores, cheiros e sabores. Em roda foram passando todos os ingredientes, deixei que experimentassem o sal( salgado) e o pó do suco de uva(doce), diferenciando o doce e o salgado. Em uma tigela fui colocando os ingredientes seguindo uma receita com as quantidades certas e descrevendo a receita para as crianças. Deixar cada criança amassar um pouquinho. Dividir em pedaços e deixar as crianças brincarem livremente.
Deixar que levem pra casa a massinha.

Trabalhando o nome – Mostrar o crachá na roda sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça.

Atividade 1 - Observando o crachá fazer o reconhecimento da primeira letrinha do nome, achar a sua letrinha no meio de todas as outras e circular com cola gliter.

Lanchinho - ...

Brincando e aprendendo – com jogos de construir, montar e encaixar.

Atividade 2 – MAMÃE TEM CARTINHA PRA VOCÊ
MATERIAL:Canetas hidrográficas, papel e envelopes.
OBJETIVOS compartilhar com os pais as atividades escolares.Distribuir uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e pedirque faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, chamar uma por uma e perguntar a quem a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar. Escrever o que a criança disser na mesma folha usada por ela. É importante perguntar se ela quer entregar a carta à pessoa apontada. Em caso positivo, coloque-a em um envelope e oriente a criança a entregá-la ao chegar em casa.

Plano de aula

Plano de aula
-Rotina - ...

Roda de conversa- Todo mundo tem um nome. Trabalhando o nome, perguntar as cças se ela sabe quem escolheu seu nome e porquê?
• Ver se eles trazem algum conhecimento prévio sobre o assunto.
• Propor as cças que façam uma entrevista com os pais, procurando saber qual a origem, quem escolheu o nome, porquê, e o que significa. Mandar um questionário aos pais.

-Entregar os crachás para as cças lendo em voz alta e mostrando para a turma, enfatizando a primeira letrinha do nome circulando-a no crachá.

-Brincando com as letras móveis- pedir que as cças achem a sua letrinha inicial no montante de letras. Esse material permite á criança fazer correspondência de letras.

-Atividade 1 – Propor as crianças que achem e circulem a primeira letrinha do seu nome.

-Hora do lanche - ...

Brincando e aprendendo - com jogos de construir, encaixar e montar.

Atividade 2 – Bingo de cores, colar a cor que a professora ditar.

Plano de aula

Plano de aula

Rotina- ...

Hora da conversa- A PASTA DE DENTE:
Ela garante a limpeza da boca ao retirar a placa bacteriana, além de conter flúor.
Flúor é uma substância que torna os dentes mais resistentes. Mas nada de exagero!
Basta uma pequena quantidade (uma golinha do tamanho de uma ervilha).
No final da escovação cuspa tudo fora, não engula nada. Pasta de dente é para limpar, não para alimentar.

Atividade- Construindo Regras de Convivência.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender noções básicas de convivência;
• Conviver melhor com os colegas;
• Ampliar o vocabulário.
Estratégias e recursos da aula
Essa aula é destinada à Educação Infantil - crianças de 4 e 5 anos.
1º Passo:
Selecione alguns fantoches para compor um diálogo – pode ser fantoches de animais ou crianças. Atrás de um biombo (que pode ser um pano pendurado num varal) um dos fantoches - que aqui vamos chamar de João-, chora chateado dizendo que não vai mais brincar com os amigos porque alguns não sabem como brincar, diz que os colegas batem, empurram, gritam e tomam o brinquedo de suas mãos. Resmunga e depois aparece para as crianças que assistem a história na frente das cortinas e dialoga com elas. Conta porque está chateado e envolve a criançada na historinha. Depois disso sai de cena.
Em seguida entram em cena, duas amiguinhas conversando e dizendo que não encontram o João para brincar, que já procuraram e nada de João aparecer. Uma delas fica zangada dizendo que João não quis brincar com ela e que por isso vai ver quando ela o encontrar. As duas saem de cena dizendo que vão procurar o João.
Um quarto personagem – que aqui vamos chamar de “Violeta” - entra e dialoga com a criançada que assiste ao teatro. “_ Estou procurando meu amigo João! Vocês o viram? Com certeza todas as crianças vão dizer que sim! Ela então o chama: “_ João! João! Joãao!” João aparece tristonho e calado. A amiguinha cuida dele dando um abraço e conversando com ele: “_ O que foi João? Por que você está tão triste?”. João responde: “_ Olha amiguinha Violeta, eu agora decidi que não vou mais brincar com vocês. É que aquelas duas brigonas e mal educadas não sabem conversar.”
“_ Ah, João então é isso?!” diz a personagem.
“_ Não se preocupe, pois eu tive uma ótima idéia! Vou ensinar a elas uma canção bem legal que fala sobre como devemos tratar os outros.”
Violeta e João saem de cena. Entram as duas outras personagens, novamente procurando o João. Enquanto elas conversam falando sobre o sumiço do João, entra Violeta que já vai logo dizendo “_ Estão procurando o João? Ah então é porque ainda não sabem que ele decidiu não brincar mais com a gente só por causa de vocês duas!”
“_ Ora essa!”, diz uma delas. “_ E o que fizemos com ele?”. Violeta explica que as amiguinhas não sabem brincar, brigam e batem, tomam os brinquedos, empurram e ainda nem agradecem quando João, que é muito gentil, empresta algum material.
As meninas ficam espantadas e dizem: “_ Nossa! Coitado do João! _ Ele ficou mesmo chateado! _ Mas e agora o que vamos fazer?” Violeta diz que tem uma idéia:
“_ Vou ensinar a vocês duas uma música que fala sobre como devemos tratar nossos amigos. A música se chama “Palavrinhas mágicas”, vocês querem aprender?”
“_ Claro que sim!” dizem elas!”
Nesse momento, você professor/a coloca a música no som já previamente preparado para que a personagem Violeta cante a música para as amiguinhas.
CD Eliana “Deus é 10” – Música Palavrinhas mágicas
Vídeo clipe encontrado no endereço eletrônico : http://letras.terra.com.br/eliana/1028017/
Palavrinhas Mágicas
Eliana
Composição: Dany junior
Vejam a letra:
Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
A benção mãe, a benção pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
Se alguém quiser o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?

As três personagens dançam e cantam a música de forma bem animada. Ao terminar a canção, Violeta pergunta para as amigas se elas já conheciam essas palavrinhas mágicas. No diálogo elas acabam dizendo que conheciam algumas sim, mas não têm o hábito de usá-las. E as três conversam sobre como é importante usá-las em seu dia-a-dia. Violeta então diz que vai chamar o amigo João para que as amiguinhas contem a ele as palavrinhas mágicas que aprenderam. Assim João volta para a cena com as outras personagens.
Elas pedem desculpas a João e dizem que agora sempre vão usar as palavrinhas mágicas. Os personagens se abraçam e a música é tocada novamente.

2º Passo

Depois da dramatização, é importante materializar o debate com os alunos. Para isso o professor/a deve fazer uma rodinha de conversa em sala para falarem sobre a história. Nessa rodinha o professor/a questiona: “O que vocês acharam da história?” “O que aconteceu com o João já aconteceu com vocês?” “E como vocês se sentiram?”. “Vocês já conheciam essas palavrinhas mágicas?”. Nesse debate, você professor/a deve ficar atento/a às falas das crianças observando como elas se colocam, é importante anotar as falas das crianças para depois intervir sempre que necessário no dia a dia da sala de aula.

Lanchinho- ...

Brincando e aprendendo - com jogos de montar e encaixar, massa de modelar.

Atividade- trabalhando o registro da escrita do corpo, fizemos mais uma página do livro de registro- mês de março.

Plano de aula

Plano de aula 



Rotina- ...

Atividade 1 – Matemática- Após trabalharmos bastante com o lúdico nas atividades anteriores, pedi as cças para fazer o reconhecimento dos números 1 e 2 e das cores vermelho e azul pintando.

Atividade 2 – Punção- entreguei uma bandejinha de isopor para cada cça com a sua letra inicial, pedi pra elas contornarem a letrinha furando com palito de dente. Depois com tinta plástica pintar a bandejinha com o dedo, essa bandeja será usada para atividades posteriores.

Lanchinho - ...

Brincando e aprendendo- com diversos brinquedos- delimitei um espaço da classe para a brincadeira livre com brinquedos.

Atividade 3 – Desenho com interferência, após observar imagens de personagens de circo, pedi as cças que completem a cena desenhando os personagens.

TRABALHANDO O NOME

TRABALHANDO O NOME

A canoa virou

Por deixá-la virar

Foi por causa da "ADRIANA"

Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar

Tirava a "ADRIANA"

Do fundo do mar

Canção popular

Somente depois que já perceberam que desenhar é diferente de escrever e que começam a aparecer em seus trabalhos as tentativas da escrita, representada por “cobrinhas”, “risquinhos” ou “bolinhas” oferecemos atividades onde constatam que as letras são diferentes dos números.
Em seguida, outro passo importante: diferenciar letras, umas das outras... E para que isso aconteça nada melhor do que trabalhar com os nomes próprios da turma.
O nome próprio tem uma característica: é sempre igual, tem uma regularidade, ele vai informar a quantidade necessária de letras para escrevê-lo, a posição e a ordem em que aparecem, a posição de início da leitura e escrita que é da esquerda para a direita... Assim, ele é uma condição didática para o nosso aluno ler, sem saber ler.
Reconhecendo e escrevendo o seu nome, mesmo o aluno com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado.
Neste momento começamos a ouvir pela sala:

_ Com qual letra começa o meu nome?

_ Mas, e o nome dele começa com a mesma letra que o meu nome?

_ E como é que se faz essa letra?


No infantil os alunos aprendem a reconhecer e escrever algo de muito valioso em suas vidas... o seu nome!
Com o nome, algo tão significativo na vida de cada um de nós, iniciamos o processo de aquisição da escrita e leitura. Desta forma, com jogos e brincadeiras, os alunos vão entrando, gradativamente, num mundo de inúmeras possibilidades, só acessível para quem é alfabetizado.
Além de propiciar a aprendizagem da escrita e leitura, outro objetivo importante no trabalho com a escrita do nome é fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, que ele marca sua identidade e história de vida. Vamos conferir:

PROJETO: “QUEM SOU EU?!”

PROJETO: “QUEM SOU EU?!”

PROJETO: “QUEM SOU EU?!”


Duração: Um semestre

JUSTIFICATIVA:

Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.

OBJETIVOS:

- Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.

- Conhecer a história e o significado de seu nome;

- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;

- Construção de outros valores de vida.

- Aquisição de novas formas de relações.

CONTEÚDOS:

CONCEITUAIS:

* Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar.

PROCEDIMENTAIS :

* Participação em pesquisas.

* Exploração de retratos.

* Compartilhar experiências vividas.

ATITUDINAIS:
* Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar.

* Respeito e valorização de si próprio e com os colegas.

JANELAS :

Linguagem Oral e Escrita:

- Rodas de conversas,

- Leitura e escrita do nome,

- Parlendas,

- Advinhas,

- Trava – língua,

- Histórias.

Matemática:

- Seqüência numérica,

- Contagem,

- Função dos números,

- Grafia de números,

- Leitura de números.

Artes:

- Desenho,

- Pintura,

- Recorte e colagem,

- Modelagem,

- Apreciação.

Natureza e sociedade:

- Esquema corporal,

- Órgãos dos sentidos,

- Animais de estimação.

Movimento:

- Circuitos,

- Brincadeiras,

- Psicomotricidade.

Música:

- Interpretar músicas infantis,

- Ouvir músicas clássicas e populares.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

- Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”.

- Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto -retrato.

- Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos.

- Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos.

- Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos.

- Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos referentes as diferentes características físicas dos seres humanos.(pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.).

- Pesquisar os significados dos nomes da turma.

- Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto. (anexas ao projeto).

ETAPAS:
- Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”.

- Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.).

- Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.).

- Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo.

SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES:
1- Auto – Retrato.

2- História do Nome.

3- Atividades com nomes.

4- Esquema corporal.

5- Altura e peso.

6- Órgãos dos sentidos.

7- Número do sapato.

8- Animais de estimação.

PRODUTO FINAL:


Álbum Individual e mural coletivo.

Projeto Corpo Humano

Projeto Corpo Humano

Justificativa:


O presente projeto surgiu pela necessidade que os alunos tem em conhecer explorar o próprio corpo.

Nele as crianças entrarão em contato com as diferentes partes do próprio corpo e a sua função. Terão oportunidade de descobrir com seus amiguinhos que apesar de termos as mesmas partes do corpo somos pessoas únicas e especiais.

Objetivos:

Reconhecer e nomear partes do corpo;

Associar os órgãos dos sentidos às formas geométricas, usando as figuras como base para desenho;

Explorar os órgão dos sentidos, experimentando objetos;

Levar os alunos a notar a diferenças entre pessoas de outros países;

Discutir deficiências do corpo (motivos que levam à deficiência).

Duração:

6 semanas

Público alvo:

Pré e 1º ano do ensino fundamental I

Conteúdos:

Partes do corpo;

Órgão dos sentidos;

Cada país uma aparência física;

Ser diferente é normal.

Atividades:

Observando o próprio corpo e o dos outros

Observar e desenhar o rosto do amigo usando figuras geométricas;

Observar próprio rosto com o uso do espelho;

Observar rostos em revistas e recortá-los e em seguida Substituir os olhos de um rosto por outros olhos (atividade em grupo);

Desenhar contorno de um rosto e aplicar as partes recortadas de revistas a ele (olhos, nariz, boca, orelhas);

Contornar o corpo de um coleguinha no pátio com giz, completar o corpo desenhado, perceber se os alunos conseguem perceber-se no desenho;

Órgãos dos sentidos

• experimentar paladar: doces, salgados, amargo e azedo

• experimentar visão:

1. desenho escondido

2. brincar de cabra – cega

3. sentir a deficiência (andar com os olhos vedados)

• Experimentar audição

1. som insuportável (ligar rádio)

2. sons normais (objetos; CD; ambiente)

3. silencioso

• Experimentar o olfato

1- brincadeira ADIVINHE O QUE É com o cheiro de perfume, fruta, comida, suco

• Experimentar o tato:

1. adivinhe o que tem na caixa (áspero - liso - macio)

2. registro de texturas

Recursos materiais:

Lápis de cor e/ou giz de cera;

Sulfite;

Papel craft;

Revistas e jornais para recortes;

Leitura com diferentes portadores de textos;

Espelho;

Sucatas com texturas diferentes;

Lixa d’água;

Aparelho de som;



Avaliação:

A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão observados nos alunos alguns itens como: participação, questionamento, criatividade, assiduidade, produção oral e interesse em ouvir os diferentes tipos de textos que darão suporte ao projeto

Plano de aula para educação infantil

Ser professora de ensino infantil, na verdade, não deve ser fácil. Não que estejamos falando que criança é difícil e dá muito , mas sim, na questão de ter a missão de ensinar o começo de tudo. Ensinar a ler e escrever. Talvez você não lembre de como foi difícil para você aprender, mas imagine você tendo que ensinar alguém a ler e a escrever. Aí que o “bicho pega” não é mesmo?
Com certeza, há o auxílio dos livros, do qual você tem uma ajuda e tanto. Assim, você tem um acompanhamento e tem noção de qual aula dar a cada dia, pois no próprio livro, você encontra uma sequencia correta do que você ensinar um dia após o outro.
Se você é professor e precisa de um auxílio como esse, ou você tem até o livro mas acha melhor planejar o que ensinar, mudar a sequencia do livro, então você pode fazê-lo de uma maneira que não confunda a cabeça das crianças.

Planos de aula

Como organizar um plano de aula
O plano de aula é composto por: tema, objetivos, conteúdo, materiais, procedimentos didáticos e possíveis intervenções e avaliação. Portanto, em um plano de aula: 
  • Tema: é o que será abordado na aula.
  • Objetivos: são as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto é, o que os alunos devem aprender com a aula. Os objetivos são descritos sempre no infinitivo, pois diz respeito às ações a serem realizadas pelo aluno.
  • Conteúdo: é o que será ensinado. 
  • Materiais: são os recursos necessários para o desenvolvimento da aula. Dependem das estratégias que serão utilizadas para se atingirem os objetivos propostos.
  • Procedimentos didáticos: são as atividades ou estratégias desenvolvidas de acordo com os objetivos propostos. Podem ser descritos numa seqüência didática, encadeando as atividades de acordo com os interesses e necessidades de cada faixa etária (é fundamental que se conheçam as necessidades dos alunos, em cada estágio de desenvolvimento, do bebê à idade adulta). As intervenções do professor no decorrer da aula também podem ser previstas no plano de aula.
  • Avaliação: é o procedimento realizado para se averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. Dessa maneira, o professor pode fazer, com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas aulas.
Um plano de aula não é um modelo a ser seguido rigorosamente. É a previsão do que será a aula, portanto, pode acorrer  como o planejado
pode mudar no decorrer da aula, conforme as circunstâncias do momento, a disposição dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas
atividades propostas, etc. Da mesma maneira que o planejamento, o plano de aula é dinâmico e deve ser adaptado conforme a aula transcorre,
procurando atender às necessidades do momento, fazendo intervenções junto aos alunos, a fim de garantir que os objetivos da aula sejam atingidos,
tornando-a agradável e produtiva. Uma aula é sempre um processo coletivo, pois não existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem
ensino, assim como não existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relação professor-aluno.


Um plano de aula de musicalização infantil

·         Faixa etária: a partir de 4 anos. 
·         Tema: As propriedades do som e as histórias infantis da cultura popular. 
·         Objetivos: Perceber e discriminar as alturas do som (grave, médio e agudo). Representar os sons corporalmente e graficamente. Criar novas possibilidades sonoras e organizar os sons a partir de histórias.  
·         Conteúdo: Propriedades do som – altura. Folclore brasileiro.                 
·         Materiais: flauta de êmbolo, teclado ou piano, flauta doce, xilofones, folhas de papel (sulfite ou cartolina), canetas coloridas ou giz de cera. 
·         Seqüência didática e possíveis intervenções:

1)     Canção de boas vindas - cantar o nome de cada aluno.
2)     Parlenda: Hoje é domingo andar marcando a pulsação e no final da parlenda, tocar sons do agudo ao grave e sentar no chão.
3)     História sonorizada contar sonorizando a história do urso:

      Vamos passear?
      Xiiii... tem uma árvore no meio do caminho.
      Vamos subir? (tocar sons do grave para o agudo e sugerir aos alunos que
      movimentem as mãos e os braços de baixo para cima, como se fossem
      subir uma escada).
      Vamos descer? (tocar sons do agudo para o grave e movimentar os braços
      para baixo).
      Vamos passear...
      Tem um rio no meio do caminho. Vamos nadar? (sonorizar e pedir que as
      crianças criem movimentos para os sons tocados).
      Vamos passear...
      Tem um matagal bem fechado. Vamos cortar?
      Vamos passear...
      Tem uma caverna bem escura. Vamos entrar?
      Xiiii... É o urso! Vamos correr!
     
4)   Jogo de percepção auditiva.
      Perguntar o que aconteceu quando... (tocar o som para a criança identificar e relacionar o som com o momento da história em que o som foi apresentado).
5)   Jogo de percepção da direção do som (do grave para o agudo ou do agudo para o grave) - morto e vivo com flauta de êmbolo.
6)   Percepção do som com o corpo - desenhar o caminho do som com movimentos corporais aprendidos na história do urso.
7)   Jogo de criação - improviso de movimentos a partir de estímulos sonoros (variar quanto à altura).
8)   Ditado melódico - desenhar o caminho do som no papel de acordo com a altura emitida por várias fontes melódicas (flauta, piano, xilofones).
9)   Leitura melódica - leitura do ditado anterior.
10) Composição: desenhar, sonorizar e representar sua própria história.
11) Encerramento: canção de despedida ou apresentação das histórias criadas pelos alunos. 
  • Avaliação: Observar se a criança é capaz de perceber e discriminar os sons emitidos e ainda como os relaciona com os movimentos. A percepção das alturas sonoras, por ser relativa, varia de pessoa para pessoa, fazendo com que, para algumas pessoas, o grave pareça mais agudo ou vice-versa. Portanto, observar a partir de que referencial a criança percebe a variação de altura dos sons. Partindo de uma dada altura, observar se a criança consegue perceber e discriminar a altura e a direção sonora. Se mais grave ou mais aguda em relação ao referencial dado. Analisar o registro gráfico da criança a partir dos sons propostos, tendo em vista a percepção e discriminação das alturas sonoras, procurando observar o quanto cada criança conseguiu fazer a relação entre os movimentos (para cima e para baixo) com a escrita proposta pelas atividades. Observar a fluência na leitura dos registros gráficos. Registrar o processo de criação de cada aluno (como cada aluno percebe e organiza os sons), isto é, como exercita a composição.
Terminada a aula, é importante que o professor faça o registro de tudo o que aconteceu na aula, para que possa comparar com o plano de aula, e fazer os ajustes necessários nos planos de aulas seguintes.

 
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