Projeto Um amigo é quem gosta de você - EI


A criança precisa valorizar o amigo e mesmo que não o queira como amigo,


ela precisa respeitar o próximo. Toda boa amizade deve ser cultivada, deve

ser recíproca, não ter barreiras de cor, sexo e posição social.

São propostas às crianças, neste trabalho, ações educativas que possam

incorporar em seus hábitos de vida.

II- Justificativa
Cultivar a amizade desde a infância tem um efeito muito importante.

Trabalhar a amizade é algo que não é imediato. A amizade se constrói no

convívio com o outro, nas ações do dia a dia. O sentimento é algo pessoal,

interno. Porém temos que respeitar todas as pessoas.

III- Perfil do grupo

Crianças de 5 e 6 anos de idade em processo de alfabetização,

participativas e com grande interesse nas atividades propostas.

IV- Objetivos

Conceituais

- Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma

pessoa agradável com os outros;

- Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência,

fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si;

- Aprender a compartilhar as coisas, de forma prazerosa, saber sinceramente

o que significa ser generoso;

- Ampliar o vocabulário;

- Ler e interpretar imagens;

- Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para o amigo;

- Adquirir hábitos de trabalhar em grupo;

- Reconhecer e valorizar o número.

Procedimentais

- Produzir trabalhos de artes;

- Explorar textos a partir do auto conhecimento;

- Coletar dados por meio de entrevistas;

- Desenvolver a capacidade criadora;

- Estimular a criatividade;

- Registrar experiências vividas pelo grupo;

- Recontar histórias lidas pela professora.

Atitudinais

- Respeitar e valorizar o próximo;

- Apreciar e ler vários tipos de textos;

- Apresentar atitudes de colaboração;

- Desenvolver o auto conhecimento;

- Interagir com outros e ampliar seu conhecimento de mundo;

- Confrontar realidade e fantasia.

V- Janelas
- Linguagem oral e escrita

- Matemática

- Artes visuais

- Música

VI- Etapas

- Iniciar o projeto com a leitura do livro "Amigos até debaixo d'água

(Therezinha Casasanta) para que as crianças façam o reconto coletivo,

oralmente e depois a cópia;

2- Conversar na rodinha com as crianças sobre a amizade. O que é ser amigo,

o que é legal o amigo fazer, o que não é legal o amigo fazer. Registrar em

um cartaz e expor na sala. Atividade e folha: Desenhar você e seu melhor

amigo

3- Confeccionar com as crianças um outro cartaz para espalhar pela escola

com o título: AMIZADE É.... Cada criança vai escrever o significado de

amizade para ela;

4- Afixar na sala um envelope para cada criança com seu nome. Elas poderão

escrever para os amigos e colocar os bilhetes nos envelopes corretos. N o

final da semana, a professora faz a leitura e cola em uma folha para anexar

no projeto;

5- Procurar em revistas gravuras que simbolizam o ato de amizade. Expor na

sala;

6- Brincadeira de roda: "Eu fui à Bahia comprar um chapéu, da cor da lua, da

cor do céu. Não é para mim, não é para ninguém, é para o amigo que quero

bem".( cantiga popular). Escolher um amigo e entregar o chapéu. Copiar a

música em uma folha e ilustrar;

7- Atividade em folha: Escolher o chapéu que gostaria de dar para um amigo,

escrever o nome d amigo e colorir;

8- Atividade em folha: Escolher os amigos de toda a escola e escrever em

ordem alfabética;

9- Atividade em folha: Ler o poema e responder às perguntas; Iniciar a

confecção do álbum de figurinhas;

10- Atividade em folha: Colocar as cenas da histórias na ordem correta e

produzir ma história coletiva. Fazer a cópia;

11- Atividade em folha: Entrevistar um amigo e apresenta-lo para a turma;

12- Atividade em folha: Escrever características das pessoas que estão nas

fotos, respeitar as diferenças;

13- Atividade em folha: Fazer o acróstico da palavra amizade. Trabalhar

outras palavras relacionadas ao sentimento;

14- Produzir uma história em quadrinhos que tenha 3 partes;

15- Registro da Fábula o ratinho e o leão, através de atividades artísticas;

16- Iniciar o livro doa migo;

17- Intercâmbio de amigos. As crianças poderão escolher um

amigo da escola, de qualquer turma, para passa o dia com a gente. Fazer

atividades interessantes como, culinária, produzir um presente, fazer uma

brincadeira, um piquenique e assistir um filme



18- Relaxamento e amigo secreto. As crianças deitam sobre almofadas, a

professora as incentiva, em voz baixa a soltar a imaginação. Pode dizer, por

exemplo: "Imaginem um lugar lindo onde vocês adorariam brincar". As crianças

relaxam nessa posição por cerca de 10 minutos, com os olhos fechados. Depois

a professora distribui folhas e lápis de cor e pede para cada um desenhar

aquele lugar que imaginou. Em um pote devem ser colocados papeizinhos com os

nomes de todos os alunos que participaram da atividade. A professora pede

para que cada aluno tire um papelzinho. Todos abrem ao mesmo tempo. Em um

momento de confraternização geral, cada aluno procura o colega sorteado e

lhe entrega o desenho que fez de presente;

18- Finalizar o projeto com um teatro para mostrar a importância de se fazer

amigos.



VII- Avaliação



Semanalmente, porque a proposta de trabalho é nova e várias situações

podem surgir. A cada situação colher a opinião das crianças para deixar

registrada no projeto. Pedir para que em casa os pais mandem depoimentos

sobre resultados positivos ou negativos relacionados ao projeto.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates