Projeto Quem sou eu

Fase II - B


Período: Tarde

Duração: Um semestre

Ano:

JUSTIFICATIVA:



Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.



OBJETIVOS:



- Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.

- Conhecer a história e o significado de seu nome;

- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;

- Construção de outros valores de vida.

- Aquisição de novas formas de relações.



CONTEÚDOS:



CONCEITUAIS:





* Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar.



PROCEDIMENTAIS :





* Participação em pesquisas.

* Exploração de retratos.

* Compartilhar experiências vividas.





ATITUDINAIS:





* Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar.

* Respeito e valorização de si próprio e com os colegas.





JANELAS :

Linguagem Oral e Escrita:



- Rodas de conversas,

- Leitura e escrita do nome,

- Parlendas,

- Advinhas,

- Trava – língua,

- Histórias.





Matemática:



- Seqüência numérica,

- Contagem,

- Função dos números,

- Grafia de números,

- Leitura de números.

&n bsp; Artes:



- Desenho,

- Pintura,

- Recorte e colagem,

- Modelagem,

- Apreciação.





Natureza e sociedade:



- Esquema corporal,

- Órgãos dos sentidos,

- Animais de estimação.





Movimento:



- Circuitos,

- Brincadeiras,

- Psicomotricidade.



Música:



- Interpretar músicas infantis,

- Ouvir músicas clássicas e populares.



ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:



- Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”.

- Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto -retrato.

- Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos.

- Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos.

- Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos.

- Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos referentes as diferentes características físicas dos seres humanos.(pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.).

- Pesquisar os significados dos nomes da turma.

- Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto. (anexas ao projeto).

ETAPAS:



- Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”.

- Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.).

- Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.).

- Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo.



SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES:



1- Auto – Retrato.

2- História do Nome.

3- Atividades com nomes.

4- Esquema corporal.

5- Altura e peso.

6- Órgãos dos sentidos.

7- Número do sapato.

8- Animais de estimação.



PRODUTO FINAL:



Álbum Individual e mural coletivo.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates