Projeto: Era uma vez

- Identificação
Projeto de Estudo: Era uma vez…
Período de Realização: Agosto e setembro 

Grupo Envolvido: Educadoras e crianças do Infantil 2
Educadoras Responsáveis: ____
Coordenação do Projeto: ____
 
II – Justificativa
A parceria da palavra com a imagem da literatura possibilita a sensibilização do
ser  poético  na  infância.  Com  isso,  os  leitores  iniciantes  costumam  folhear  livros,
revistas,  procurando  ler  imagens  e  criar  enredos  de  acordo  com  a  sua  capacidade
criadora.  Nesse  momento  lúdico  do  ato  de  ler,  é  preciso  sempre  um  ambiente
aconchegante, afetivo, envolvendo-se numa disponibilidade de emoções.
Partindo desse pressuposto, neste semestre, entrelaçado ao Rodízio Literário, estamos desenvolvendo com as crianças do  Infantil 2 o projeto “Era uma vez…”, que
visa  incentivar a  formação de uma comunidade de  leitores, partindo de situações de
encantamento que favoreçam a garotada tomar posse da história e vivenciar a mágica
da leitura.
 
III – Objetivo Geral
Favorecer  o  desenvolvimento  das  capacidades  linguística  e  criadora  das
crianças, fomentando nelas o gosto pela leitura e escrita.
 
IV – Objetivos Específicos
Ampliar o vocabulário;
Identificar elementos que compõem a história;
Estimular a produção de discurso oral e escrito;
Explorar possibilidades dos gestos e movimentos corporais; 

Incentivar as crianças a recontarem histórias, produzindo ideias divergentes;
Estimular a criatividade através de contos e dramatizações;
Perceber detalhes que compõem uma imagem.
 
V – Situações de Aprendizagens
Produção de histórias coletivas, a partir de imagens;
Realizações de narrativas de histórias e produção de recontos;
Dramatizações;
Produção de artes diversas;
Leitura de imagens que retratem diferentes ambientações presentes na história.
 
VIResultado Esperado
Esperamos que, ao final desse projeto, as crianças apresentem maior interesse
pelo ato de desenhar, produzir desenhos orais, bem como exercitado o pensamento
imaginativo.
 
VIICulminância
Exposição das atividades produzidas no decorrer do projeto e o  lançamento de
uma obra literária produzida pelas crianças no IV Salão Literário Casa de Criança.
 
VIII Avaliação
A avaliação acontecerá sistematicamente durante o projeto. Os  registros serão
produzidos  pelas  crianças,  educadoras  e  famílias,  buscando  focalizar  aspectos
positivos do trabalho, bem como assinalar novas propostas de aprendizagem.



 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates