Projeto Corpo Humano

Projeto Corpo Humano

Justificativa:


O presente projeto surgiu pela necessidade que os alunos tem em conhecer explorar o próprio corpo.

Nele as crianças entrarão em contato com as diferentes partes do próprio corpo e a sua função. Terão oportunidade de descobrir com seus amiguinhos que apesar de termos as mesmas partes do corpo somos pessoas únicas e especiais.

Objetivos:

Reconhecer e nomear partes do corpo;

Associar os órgãos dos sentidos às formas geométricas, usando as figuras como base para desenho;

Explorar os órgão dos sentidos, experimentando objetos;

Levar os alunos a notar a diferenças entre pessoas de outros países;

Discutir deficiências do corpo (motivos que levam à deficiência).

Duração:

6 semanas

Público alvo:

Pré e 1º ano do ensino fundamental I

Conteúdos:

Partes do corpo;

Órgão dos sentidos;

Cada país uma aparência física;

Ser diferente é normal.

Atividades:

Observando o próprio corpo e o dos outros

Observar e desenhar o rosto do amigo usando figuras geométricas;

Observar próprio rosto com o uso do espelho;

Observar rostos em revistas e recortá-los e em seguida Substituir os olhos de um rosto por outros olhos (atividade em grupo);

Desenhar contorno de um rosto e aplicar as partes recortadas de revistas a ele (olhos, nariz, boca, orelhas);

Contornar o corpo de um coleguinha no pátio com giz, completar o corpo desenhado, perceber se os alunos conseguem perceber-se no desenho;

Órgãos dos sentidos

• experimentar paladar: doces, salgados, amargo e azedo

• experimentar visão:

1. desenho escondido

2. brincar de cabra – cega

3. sentir a deficiência (andar com os olhos vedados)

• Experimentar audição

1. som insuportável (ligar rádio)

2. sons normais (objetos; CD; ambiente)

3. silencioso

• Experimentar o olfato

1- brincadeira ADIVINHE O QUE É com o cheiro de perfume, fruta, comida, suco

• Experimentar o tato:

1. adivinhe o que tem na caixa (áspero - liso - macio)

2. registro de texturas

Recursos materiais:

Lápis de cor e/ou giz de cera;

Sulfite;

Papel craft;

Revistas e jornais para recortes;

Leitura com diferentes portadores de textos;

Espelho;

Sucatas com texturas diferentes;

Lixa d’água;

Aparelho de som;



Avaliação:

A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão observados nos alunos alguns itens como: participação, questionamento, criatividade, assiduidade, produção oral e interesse em ouvir os diferentes tipos de textos que darão suporte ao projeto

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates