Projeto Corpo Humano
Justificativa:
O presente projeto surgiu pela necessidade que os alunos tem em conhecer explorar o próprio corpo.
Nele as crianças entrarão em contato com as diferentes partes do próprio corpo e a sua função. Terão oportunidade de descobrir com seus amiguinhos que apesar de termos as mesmas partes do corpo somos pessoas únicas e especiais.
Objetivos:
Reconhecer e nomear partes do corpo;
Associar os órgãos dos sentidos às formas geométricas, usando as figuras como base para desenho;
Explorar os órgão dos sentidos, experimentando objetos;
Levar os alunos a notar a diferenças entre pessoas de outros países;
Discutir deficiências do corpo (motivos que levam à deficiência).
Duração:
6 semanas
Público alvo:
Pré e 1º ano do ensino fundamental I
Conteúdos:
Partes do corpo;
Órgão dos sentidos;
Cada país uma aparência física;
Ser diferente é normal.
Atividades:
Observando o próprio corpo e o dos outros
Observar e desenhar o rosto do amigo usando figuras geométricas;
Observar próprio rosto com o uso do espelho;
Observar rostos em revistas e recortá-los e em seguida Substituir os olhos de um rosto por outros olhos (atividade em grupo);
Desenhar contorno de um rosto e aplicar as partes recortadas de revistas a ele (olhos, nariz, boca, orelhas);
Contornar o corpo de um coleguinha no pátio com giz, completar o corpo desenhado, perceber se os alunos conseguem perceber-se no desenho;
Órgãos dos sentidos
• experimentar paladar: doces, salgados, amargo e azedo
• experimentar visão:
1. desenho escondido
2. brincar de cabra – cega
3. sentir a deficiência (andar com os olhos vedados)
• Experimentar audição
1. som insuportável (ligar rádio)
2. sons normais (objetos; CD; ambiente)
3. silencioso
• Experimentar o olfato
1- brincadeira ADIVINHE O QUE É com o cheiro de perfume, fruta, comida, suco
• Experimentar o tato:
1. adivinhe o que tem na caixa (áspero - liso - macio)
2. registro de texturas
Recursos materiais:
Lápis de cor e/ou giz de cera;
Sulfite;
Papel craft;
Revistas e jornais para recortes;
Leitura com diferentes portadores de textos;
Espelho;
Sucatas com texturas diferentes;
Lixa d’água;
Aparelho de som;
Avaliação:
A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão observados nos alunos alguns itens como: participação, questionamento, criatividade, assiduidade, produção oral e interesse em ouvir os diferentes tipos de textos que darão suporte ao projeto
O presente projeto surgiu pela necessidade que os alunos tem em conhecer explorar o próprio corpo.
Nele as crianças entrarão em contato com as diferentes partes do próprio corpo e a sua função. Terão oportunidade de descobrir com seus amiguinhos que apesar de termos as mesmas partes do corpo somos pessoas únicas e especiais.
Objetivos:
Reconhecer e nomear partes do corpo;
Associar os órgãos dos sentidos às formas geométricas, usando as figuras como base para desenho;
Explorar os órgão dos sentidos, experimentando objetos;
Levar os alunos a notar a diferenças entre pessoas de outros países;
Discutir deficiências do corpo (motivos que levam à deficiência).
Duração:
6 semanas
Público alvo:
Pré e 1º ano do ensino fundamental I
Conteúdos:
Partes do corpo;
Órgão dos sentidos;
Cada país uma aparência física;
Ser diferente é normal.
Atividades:
Observando o próprio corpo e o dos outros
Observar e desenhar o rosto do amigo usando figuras geométricas;
Observar próprio rosto com o uso do espelho;
Observar rostos em revistas e recortá-los e em seguida Substituir os olhos de um rosto por outros olhos (atividade em grupo);
Desenhar contorno de um rosto e aplicar as partes recortadas de revistas a ele (olhos, nariz, boca, orelhas);
Contornar o corpo de um coleguinha no pátio com giz, completar o corpo desenhado, perceber se os alunos conseguem perceber-se no desenho;
Órgãos dos sentidos
• experimentar paladar: doces, salgados, amargo e azedo
• experimentar visão:
1. desenho escondido
2. brincar de cabra – cega
3. sentir a deficiência (andar com os olhos vedados)
• Experimentar audição
1. som insuportável (ligar rádio)
2. sons normais (objetos; CD; ambiente)
3. silencioso
• Experimentar o olfato
1- brincadeira ADIVINHE O QUE É com o cheiro de perfume, fruta, comida, suco
• Experimentar o tato:
1. adivinhe o que tem na caixa (áspero - liso - macio)
2. registro de texturas
Recursos materiais:
Lápis de cor e/ou giz de cera;
Sulfite;
Papel craft;
Revistas e jornais para recortes;
Leitura com diferentes portadores de textos;
Espelho;
Sucatas com texturas diferentes;
Lixa d’água;
Aparelho de som;
Avaliação:
A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão observados nos alunos alguns itens como: participação, questionamento, criatividade, assiduidade, produção oral e interesse em ouvir os diferentes tipos de textos que darão suporte ao projeto