Tem CD dos Saltimbancos, da Xuxa, da Eliana, A música O Circo de Sidney Muller, entre muitas outras...
Atividades práticas: Imitando os profissionais do circo
Atividade 1 : Trabalhando o equilíbrio.
O Malabarista
Fazer traços diferenciados no chão : retos, ondulados, curvas, círculos e outros.
A proposta é as crianças brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições como: na ponta dos pés, apenas com os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, segurando um copo d’água, etc – sem sair de cima dos riscos.
Atividade 2 : Exercício rítmico.
A Bailarina
Um passo pra cá...
Um passo pra lá...
Correndo pra frente e voltando ao lugar
Palminhas vou bater,
Um pulo eu vou dar,
Uma roda bem bonita,
Rodando com os amigos,
Rodando no próprio lugar.
A proposta é conforme a professora for lendo o texto as crianças devem executar os movimentos citados.
Em um segundo momento, colocar em aparelho de som uma música a escolha da professora, sugerimos instrumental, para que as crianças dancem, ritmicamente, livremente.
Atividade 3: Psicomotricidade
A proposta é colocar um colchão no chão, treinar cambalhotas com a ajuda da professora.
Colocar bambolês espalhados e brincar de pular dentro e fora, alternando, etc..
Colocar bancos ou cadeiras e brincar de subir de descer.
Brincar de pular com um pé só, plantar bananeiras, virar estrelas ( de acordo com o nível da turma).
Brincar de equilibrar objetos leves em cima de varetas.
A partir destas sugestões cabe ao professor criar inúmeras outras adaptando-as a sua turma.
Não esqueça de trabalhar a questão dos maus tratos aos animais. Circo sem animais.
Acho isso muito importante e desperta muito o interesse das crianças.
Duas historinhas muito legais:
http://www.feijo.com/~flavia/palhaco.html
http://www.apasfa.org/futuro/elefante.shtml
Para ficar por dentro do assunto:
O arquivo em anexo e estes sites
http://www.educacional.com.br/reportagens/circo/orfei.asp
http://www.centraldocirco.art.br/centraldocirco/o_circo.htm#1
Sugestões:
Assistir ao filme do Dumbo ou Pinóquio com direito a pipoca.
• Não esquecer de um dia antes mandar um convite com rosto de palhaço e pirulito para animar as crianças;
• Pintar o rosto das crianças e colocar chapéu, gravata e nariz de palhaço;
• Construir um palhaço de papel com formas geométricas;
• Se vestir de palhaço para animar as crianças;
As dicas acima são do blog: http://izinet.blog.uol.com.br/
Para integrar com Artes (obras de arte)
www.cmp.rj.gov.br/ petro1/obrasdjanira.htm
http://images.google.com.br/images?svnum=10&hl=pt-BR&lr=lang_pt&q=circo+djanira
http://www.albanytula.org/artcircus.htm
http://www.achieving.com.au/images/grock.jpg
Música: O circo da alegria.
Chegou, chegou
Ta na hora da alegria (bis)
O circo tem palhaço
Tem, tem todo dia...(...)
O Circo
Vai vai vai começar a brincdeira
Que a charanga vai tocar a noite inteira
Vem, vem, vem ver o circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro e qualidade (...)
A foca, O Leão, etc – Vinícius de Moraes
A Bailarina – Toquinho – A casa de brinquedos.
Para colorir
http://br.criancas.yahoo.net/colorir/carnaval/palhaco.html
http://www.pompom.com.br/vamos_colorir/Desenhos/Palhaco/palhaco1.html
http://www.superlagos.com.br/paginas/cantinho/colorir/circo.htm
http://www.kadike.com.br/brincadeiras/files/bichos/elefpb.htm
Dramatização:
Os alunos poderão fazer uma apresentação ou um desfile de fantasias dos personagens circenses (aproveitar o carnaval).
Ex.: palhaços, bailarinas, domador, mágico, etc.
Eles também poderão confeccionar para a dramatização, máscaras dos animais como: macaco, cachorro, elefante, coelho, foca, cavalo, tigre,etc. (utilizando materiais diversos como sucatas, lãs, papeis diversos).
Muitas atividades poderão ser desenvolvidas utilizando os animais do circo. Pesquisa, os sons que emitem, nomes, letra inicial, comparação das letras dos animais com as letras iniciais dos nomes dos amigos, alimentação dos mesmos, espécies, etc.
Dependendo da idade, podem elaborar um cartaz para anunciar este desfile ou dramatização, utilizando a linguagem dos cartazes que anunciam os espetáculos. Convite, lembrancinha, tudo elaborado por eles. No dia do desfile ou apresentação podem fazer um manifesto contra a presença dos animais no circo, mostrando cartazes, desenhos etc.
Dobraduras dos animais para a confecção de um Mural, com os mesmos felizes em seu habitat. Longe do Circo.
Confusão no circo: Dizer às crianças que certo dia, aconteceu uma confusão no circo e os animais receberam a comida trocada. O macaco recebeu peixe, o coelho recebeu banana, o leão recebeu cenoura, e assim por diante. Pedir que as crianças ajudem a resolver esta confusão.
Algumas sugestões são de um livro que todo mundo tem (dia-a-dia do professor). São bem básicas, mas ajudam a ter mais idéias a partir destas.
"As poesias, parlendas, trava-línguas, o jogo de palavras, memorizados e repetidos, possibilitam às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas"
( Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de mundo, vol 3. Brasília, MEC/SEF, 1998, p. 141. )
Sugestões de Atividades:
Ler o poema para os alunos;
Interpretar o poema com as crianças - procurando perceber o que realmente compreenderam sobre o mesmo e desvendar os conhecimentos prévios das crianças sobre o tema;
Aumentar o vocabulário dos alunos a partir das palavras ainda deconhecidas;
Imitar o palhaço desenvolvendo expressão corporal, facial e teatral;
Desenhar o palhaço;
Nomear o palhaço e elaborar uma história coletiva sobre o mesmo;
Colocar uma melodia no poema e cantá-la, dramatizando com os alunos.
Oh! Gente Alegre!
Ninguém enjoa.
Ver o palhaço?
Que coisa boa.
Ele corre,
Cambalhota,
Pula e grita,
Ri e chora,
Quando conta anedota.
A boca é grande
E vermelhinha,
A cara é branca,
Que nem farinha
Helena Pinto Vieira - O Mundo da Criança, Vol 2 . RJ, Delta, 1949.