Plano de aula

Plano de aula

Rotina- ...

Hora da conversa- A PASTA DE DENTE:
Ela garante a limpeza da boca ao retirar a placa bacteriana, além de conter flúor.
Flúor é uma substância que torna os dentes mais resistentes. Mas nada de exagero!
Basta uma pequena quantidade (uma golinha do tamanho de uma ervilha).
No final da escovação cuspa tudo fora, não engula nada. Pasta de dente é para limpar, não para alimentar.

Atividade- Construindo Regras de Convivência.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender noções básicas de convivência;
• Conviver melhor com os colegas;
• Ampliar o vocabulário.
Estratégias e recursos da aula
Essa aula é destinada à Educação Infantil - crianças de 4 e 5 anos.
1º Passo:
Selecione alguns fantoches para compor um diálogo – pode ser fantoches de animais ou crianças. Atrás de um biombo (que pode ser um pano pendurado num varal) um dos fantoches - que aqui vamos chamar de João-, chora chateado dizendo que não vai mais brincar com os amigos porque alguns não sabem como brincar, diz que os colegas batem, empurram, gritam e tomam o brinquedo de suas mãos. Resmunga e depois aparece para as crianças que assistem a história na frente das cortinas e dialoga com elas. Conta porque está chateado e envolve a criançada na historinha. Depois disso sai de cena.
Em seguida entram em cena, duas amiguinhas conversando e dizendo que não encontram o João para brincar, que já procuraram e nada de João aparecer. Uma delas fica zangada dizendo que João não quis brincar com ela e que por isso vai ver quando ela o encontrar. As duas saem de cena dizendo que vão procurar o João.
Um quarto personagem – que aqui vamos chamar de “Violeta” - entra e dialoga com a criançada que assiste ao teatro. “_ Estou procurando meu amigo João! Vocês o viram? Com certeza todas as crianças vão dizer que sim! Ela então o chama: “_ João! João! Joãao!” João aparece tristonho e calado. A amiguinha cuida dele dando um abraço e conversando com ele: “_ O que foi João? Por que você está tão triste?”. João responde: “_ Olha amiguinha Violeta, eu agora decidi que não vou mais brincar com vocês. É que aquelas duas brigonas e mal educadas não sabem conversar.”
“_ Ah, João então é isso?!” diz a personagem.
“_ Não se preocupe, pois eu tive uma ótima idéia! Vou ensinar a elas uma canção bem legal que fala sobre como devemos tratar os outros.”
Violeta e João saem de cena. Entram as duas outras personagens, novamente procurando o João. Enquanto elas conversam falando sobre o sumiço do João, entra Violeta que já vai logo dizendo “_ Estão procurando o João? Ah então é porque ainda não sabem que ele decidiu não brincar mais com a gente só por causa de vocês duas!”
“_ Ora essa!”, diz uma delas. “_ E o que fizemos com ele?”. Violeta explica que as amiguinhas não sabem brincar, brigam e batem, tomam os brinquedos, empurram e ainda nem agradecem quando João, que é muito gentil, empresta algum material.
As meninas ficam espantadas e dizem: “_ Nossa! Coitado do João! _ Ele ficou mesmo chateado! _ Mas e agora o que vamos fazer?” Violeta diz que tem uma idéia:
“_ Vou ensinar a vocês duas uma música que fala sobre como devemos tratar nossos amigos. A música se chama “Palavrinhas mágicas”, vocês querem aprender?”
“_ Claro que sim!” dizem elas!”
Nesse momento, você professor/a coloca a música no som já previamente preparado para que a personagem Violeta cante a música para as amiguinhas.
CD Eliana “Deus é 10” – Música Palavrinhas mágicas
Vídeo clipe encontrado no endereço eletrônico : http://letras.terra.com.br/eliana/1028017/
Palavrinhas Mágicas
Eliana
Composição: Dany junior
Vejam a letra:
Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
A benção mãe, a benção pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
Se alguém quiser o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?

As três personagens dançam e cantam a música de forma bem animada. Ao terminar a canção, Violeta pergunta para as amigas se elas já conheciam essas palavrinhas mágicas. No diálogo elas acabam dizendo que conheciam algumas sim, mas não têm o hábito de usá-las. E as três conversam sobre como é importante usá-las em seu dia-a-dia. Violeta então diz que vai chamar o amigo João para que as amiguinhas contem a ele as palavrinhas mágicas que aprenderam. Assim João volta para a cena com as outras personagens.
Elas pedem desculpas a João e dizem que agora sempre vão usar as palavrinhas mágicas. Os personagens se abraçam e a música é tocada novamente.

2º Passo

Depois da dramatização, é importante materializar o debate com os alunos. Para isso o professor/a deve fazer uma rodinha de conversa em sala para falarem sobre a história. Nessa rodinha o professor/a questiona: “O que vocês acharam da história?” “O que aconteceu com o João já aconteceu com vocês?” “E como vocês se sentiram?”. “Vocês já conheciam essas palavrinhas mágicas?”. Nesse debate, você professor/a deve ficar atento/a às falas das crianças observando como elas se colocam, é importante anotar as falas das crianças para depois intervir sempre que necessário no dia a dia da sala de aula.

Lanchinho- ...

Brincando e aprendendo - com jogos de montar e encaixar, massa de modelar.

Atividade- trabalhando o registro da escrita do corpo, fizemos mais uma página do livro de registro- mês de março.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates