Ginástica Historiada

BRINCADEIRA COM MOVIMENTO…




- Aprimora gestos e ritmos corporais.

- Estimula a descoberta dos limites do corpo.

- Sensibiliza para o convívio com os colegas.



ESTICA, ESTICA, ESTICA – Turma Da Mônica [Álbum: Não brinque com a saúde]

Oi! Criançada!

Aqui é o Jotalhão!

Eu vou ensinar hoje para vocês um exercício muito fácil.

É simples, nós vamos aprender a esticar o nosso corpinho.

Por quê?



O nosso corpo é fantástico,

E tem músculos elásticos

Que crescem e se fortalecem

Se você souber usar.



Estica, estica, estica,

Quanto mais você estica

Mais elástico ele fica

Estica, estica, estica,

Quanto mais você estica

Mais elástico ele fica



É!

Atenção, atenção!

Vamos esticar esse bracinho.

Agora, vamos esticar a perninha. Isso.

Estica, estica, estica, estica sem parar.

Isso, estou gostando de ver.

Mas vamos esticar mais um pouquinho, tá bom?

Então vamos lá!



O nosso corpo é fantástico,

E tem músculos elásticos

Que crescem e se fortalecem

Se você souber usar.



Estica, estica, estica,

Quanto mais você estica

Mais elástico ele fica

Estica, estica, estica,

Quanto mais você estica

Mais elástico ele fica



Legal, legal!

Estão gostando da aulinha?

Vamos continuar.

Agora vamos esticar os dedinhos das mãos. Hein!

Vamos lá, força, força. Esticando.

Vamos esticar os dedinhos do pé também.

Vamos lá. Isso. Esticando, esticando, esticando sem parar.

Valeu criançada.



O ELEFANTE NA TEIA DE ARANHA

Um elefante

Se pendurou

Numa teia de aranha

Mas quando viu

Que a teia resistiu

Foi chamar outro elefante…



(Repetir a letra com dois elefantes, depois com três, sucessivamente, até alcançar o número de crianças da classe.)



EU DANÇO ROCK’N'ROLL



Eu danço rock’n'roll,

Eu danço rock’n'roll,

Assim é bem melhor, hey!



(Dançar em círculo, girar no próprio eixo e bater uma palma.)



Eu boto a mão direita dentro,

Eu boto a mão direita fora,

Eu boto a mão direita dentro

E eu sacudo ela agora



(Sacudir a mão dentro e fora do círculo. Repetir a letra e a dança com mão esquerda, pé direito, pé esquerdo, cabeça e bumbum.)



O GATINHO PIPO



Era uma vez um gatinho chamado Pipo. Um dia ele acordou com muita preguiça. (esticar braços e pernas)



Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da cama. Ele saiu correndo para atender a mamãe. (correr). Saiu com tanta pressa que bateu com o pé na mesa (pular num pé só). Depois que o pé parou de doer, ele saiu a passear (Engatinhar) e não prestou atenção nos carros que passavam, quase foi atropelado se não tivesse pulado para trás (Engatinhar para trás). Pipo ficou nervoso e começou a tremer (tremer). Voltou correndo para casa. (Engatinhar correndo) e se deitou novamente (deitar). Pipo aprendeu a lição e agora cada vez que si a rua olha para todos os lados (movimento do pescoço)



O LEÃO E O RATO



Certo dia o rato saiu da toca correndo. (correr) Muito assustado estava o rato, pois fugia do gato preto. No caminho encontrou o leão, levou um grande susto e começou a tremer. (tremer) O rei dos animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe fez mal nenhum e deixou que ele seguisse seu caminho. Um dia o leão caiu em uma armadilha e por mais que movimentasse o corpo não conseguia sair. (movimentar o corpo inteiro). Fez força (movimento de empurrar), rugiu furioso, mas de nada adiantou. O rato que naquele dia passava por ali, viu o desespero do amigo e resolveu roer as cordas da rede com muita paciência. Quando terminou estava cansado, mas muito feliz então começou a dar pulos de alegria (saltar). Saltou tanto que começou novamente a ficar cansado, tão cansado que mal conseguia respirar e respirava assim (respirar bem devagar). O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e prometeram ser amigos para sempre.



EXPLORANDO A TERRA



Vamos sair pelo mundo para conhecê-lo melhor?



_Que lugar montanhoso! Vamos escalar essa montanha? (movimento de braços e pernas). Muito cuidado para não cair… Ufa! Conseguimos. Que bela vista temos daqui do alto (colocar a mão sobre a testa)



_Olhem o mar lá embaixo. Que tal nadarmos um pouco? Vamos descer com cuidado.



_Agora vamos correr até a praia? (correr)



_Chegamos. Oba! Todos para a água… (nadar)



_ Ufa, que cansaço! Vamos descansar? (sentar)



_Vejam… conchinhas! Vamos levar algumas para casa? (flexão dos joelhos)



_Quantas pedras no chão! Vamos saltar por cima delas?(saltar)



_Vejam, uma barraquinha> Vamos chupar um sorvete!



_Estou sentido um cheirinho de cachorro quente (exercícios respiratórios) Eu estou com fome. Vocês também? Depois de toda essa aventura, que tal uma balinha?



(dar a cada criança uma balinha com um cartãozinho de incentivo).



CHAPEUZINHO VERMELHO



Era uma vez uma menina muito alegre e educada. Tinha esse nome porque usava um gorro vermelho na cabeça. Um dia ela pediu a mamãe para levar flores para a vovó que morava no bosque,



Andava bem depressa entre as árvores (andar em serpentina). Ela olhou para cima e notou que havia uns passarinhos que cantavam e voavam e começou a imitá-los (correr movimentando os braços). Chapeuzinho Vermelho estava muito cansada e respirou fundo (respiração) Quando Chapeuzinho levantou a cabeça, avistou em uma árvore um ninho de passarinhos. Ela subiu na árvore.. Vamos subir também? (fazer o movimento) Depois ela desceu da árvore e avistou umas flores lindas. Começou a apanhá-las. (abaixar) Que flores cheirosas! Que perfume! (exercícios de respiração). Andando novamente, ela atravessou um córrego com muitas pedras (saltar várias vezes), logo depois teve de cruzar um terreno cheio de espinhos, então ela cruzou assim… (com os calcanhares). Logo adiante tinha um rio. Ela pegou um barquinho para atravessá-lo (remar).



Quando chapeuzinho desceu do barco avistou o lobo e começou a correr (correr). O lobo avançou para ela. Chapeuzinho pegou do chão uma porção de pedrinhas (agachar e levantar) e começou a jogar no lobo (flexão dos braços e pernas).



O lobo fugiu e Chapeuzinho continuou caminhando muito cansada (relaxar os músculos-boneco de mola)



Chegou à casa da vovó que estava na porta. Então, a vovó lhe falou:



_Chapeuzinho, olha que lindo está o nosso pomar, (olhar a direita) e veja como está bonita a pintura da casa (olhar a esquerda).



Chapeuzinho e a vovó sentaram-se na frente da casa (sentar) e começaram a cantar a musiquinha que elas tanto gostavam. (cantar)



“Pela estrada a fora eu vou bem sozinha



Levar esses doces para a vovozinha.



Ela mora longe, o caminho é deserto



E o lobo mau passeia aqui por perto.



E a tardinha, ao sol poente, junto a vovozinha



Dormirei contente.”



A FUGA DO PALHAÇO



Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo.



Resolveu, então, fugir para uma floresta.



Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)



Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)



No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado)



Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho. O palhacinho começou a empurrá-la. Empurrou, empurrou (empurrar) até que ela saiu do caminho.



Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar. O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar)



Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imitá-lo. (saltar como um canguru.)



Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador



(pular e bater com os braços)



Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular com o pé direito), depois só com o pé esquerdo (pular com o pé esquerdo).



A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com medo. A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.



Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.



Ele contornava as árvores bem devagar, pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar), sua garganta doía e ele fazia assim (respirar ofegante)



O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).



Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças.



O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono. Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração).




FOGO NO CIRCO




O circo estava armado no centro da praça. A lona era muito grande, muito grande mesmo (o professor abre os braços para dar idéia do tamanho da lona e as crianças imitam). Lá dentro havia uma porção de bichos: leão, tigre, girafa, cavalo, onça, urso e um macaco.

Era noite e estava escuro. Os bichos estavam todos dormindo. Não se ouvia nenhum barulho. Quem tomava conta do circo de noite era o Sr. João, um velhinho que sempre levava na mão uma lanterna acesa. Seu João estava sentado e ouviu um barulho. Ele se levantou e foi andando devagarzinho, assim na pontinha dos pés (deslocamento de todo o grupo).

Começou a sentir cheiro de queimado e foi andando mais depressa (marcha), mais depressa, mais depressa… Começou a correr na direção do barulho e viu um fogo ainda pequenininho. Voltou correndo e passou assim, por baixo dos bancos (quadrupedismo).

Para chegar mais depressa à rua, gritou: — O circo está pegando fogo, o circo está pegando fogo! Começou a juntar gente e logo chegaram os bombeiros.

Vieram muitos carros, e os bombeiros puseram as escadas e foram subindo (Subir) e começaram a jogar água na fogueira que já estava muito grande.

Os leões urravam (imitar), os cavalos relinchavam, os tigres rugiam, os macacos guinchavam. Os pobres macacos, que estavam presos nas jaulas, começaram a pular de um lado para outro (saltar), pois o fogo já estava perto deles.

Seu João veio abrir as jaulas. Os macacos subiram pelas grades e começaram a atravessar o circo de um lado para o outro, caminhando por cima de um arame (equilibrar), com muito cuidado para não cair, até chegarem onde não havia mais fogo (colocar no chão uma corda para as crianças andarem em cima).

Os macacos também quiseram ajudar e começaram a jogar (lançar) tudo para fora do circo. Jogaram as bolas, os arcos, as roupas. Tudo que encontraram eles iam jogando.

Então os bombeiros apagaram o fogo.

Os carros começaram a voltar para o quartel dos bombeiros. Iam correndo pelas ruas (correr), com a sirene tocando assim (correr imitando barulho da sirene).

Lá no circo já estava tudo calmo outra vez.

Se João, que tinha tomado um grande susto, agora estava contente, porque tinha salvo todos os bichos. E foi feliz para casa andando (marcha final com todas as crianças cantando). FIM



Extraído de: PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça. O dia-a-dia do professor. 3ed. Belo Horizonte (MG): FAPI. vol. V



Adaptações:



Quadrupedismo: todos se deslocando com mãos e joelhos ao chão.



Trepar: subir em cadeira, banco ou onde for possível.



Equilibrar: andar sobre corda, barbante ou uma linha feita com giz.



Marcha final com todos os participantes cantando: podem cantar a música: “Eu vou, Eu vou, pra casa agora eu vou…”. Podem aproveitar para voltar á sala de reunião, ou à sala de aula ou ainda aos lugares onde estavam sentados. Adaptar ao local e ao momento.



Saltar: pular de um lado a outro exercitando esquerda e direita (lateralidade).



É muito divertido, descontrai, ensina, além de ser bom para a saúde (qualidade de vida).



Noêmia A. Lourenço



Este texto in http://psicopedagoclieduc.blogspot.com/search/label/SUGEST%C3%83O%20DE%20ATIVIDADES





RECREAÇÃO



Músicas Recreativas

Sugestão: Prof. Maurício Leandro (Choquito)





 BARCO LIGEIRO (PRÁ FRENTE, PRÁ TRÁS)

Prá frente, prá traz (4 vezes)

Meu barco é bem ligeiro e vai

Correndo pelo mar

Trazendo mil peixinhos que eu

Pesquei pro meu jantar

Prá frente, prá traz (4 vezes)



 AH! HUM! FAZ UM LINDO SAPINHO

Ah!Hum! Faz um lindo sapinho (3 vezes )

Mexe seus olhinhos e faz AH!HUM! HUM! (esse último arregalando os olhos e mostrando a língua)



 TCHIBUM! TCHIBUM!

Tchibum! Tchibum! Chalalalalalalala (2 vezes )

Eufridia, Eufridia é uma “braboleta” azul (2 vezes)

Ela é azul e voa assim

Mexe as anteninhas piscando para mim!

Mas eu amo! (se amo!)

E gosto dela assim:

De asas abertas, de asas fechadas sorrindo para mim!

( trocar o nome da “braboleta” e fazer uma rima com ele. Ex. Eufrélha/ braboleta velha; Eufresca/braboleta fresca)





 MARRECO

Eu tenho um marreco lá em casa

Que me ensinou a dançar

Um passinho prá lá um passinho prá cá

Um bamboleio e um Tchá Tchá Tchá QÜEIM QÜEIM! REFRÃO

Tchá Tchá Tchá QÜEIM QÜEIM!

O meu marreco eu não vendo

Não empresto e não dou

Repetir refrão



———————————-



Músicas para Coordenação Motora

(todas as músicas envolvem gestos)



1.TÓKI PATOKI

Toki Patoki

Patoki Taki

Tikete Tikete Tumba! Tumba! Tumba! Tumba!



2. CABEÇA BOCA MELO 1 2 3

Cabeça boca melo 1 2 3 ( duas vezes )

Mano colo melo 1 2 3 ( duas vezes )

(Junta tudo) Cabeça boca mano colo melo 1 2 3

Pé rodília melo 1 2 3 ( duas vezes )

(Junta tudo) Cabeça boca mano colo pé rodília melo 1 2 3

(acrescentar meio passo, passo inteiro, etc).



3. TIO DE PARIS

Quando meu tio

Chegou de Paris

Trouxe prá mim……

(colocar objetos realizando movimentos. EX. lindo leque; uma tesoura; etc).



4. CRUZANDO O PÉ NA FRENTE

Cruzando, o pé na frente ( três vezes, na última vez cantar: )

e não cruzando mais.

Pulando prá direita ( três vezes, na última vez cantar: )

E não pulando mais

Prá cima e prá baixo ( três vezes, na última cantar: )

E não descendo mais

Prá frente e prá traz ( três vezes, e na última cantar: )

Parando no lugar



5. CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS

O meu chapéu tem três pontas

Tem três pontas o meu chapéu

Se não tivesse três pontas

Não seria o meu chapéu



6. JIBÓIA

Tava de bota passeando numa bóia

Tava jóia, tava jóia

Aí apareceu uma jibóia

Não ficou jóia, não ficou jóia

Aí eu bolei uma tramóia

Peguei um pau e dei nos zóio da jibóia

Agora que a jibóia já não zóia

Ficou jóia, ficou jóia



———————————-

Músicas para grandes grupos



1. ROCK POP

Eu danço Rock Pop REFRÂO ( três vezes )

Rock Pop que legal!

Eu ponho a mão direita dentro,

Eu ponho a mão direita fora,

Eu ponho a mão direita dentro,

E balanço assim agora!

Refrão

(acrescentar partes do corpo).



2. RAICH

Raich! Raich!

OHHH! OHHH!

Tchem! Tchem! Cole!

Tchem! Coliza!

Alisa alisa mantchem!

Ô mantchem tchem!



3. DANÇA TROPICAL (TCHUTCHUAU)

Tchutchuau Tchutchuau

É uma dança tropical

Tchutchuau Tchutchuau

Ela é muito legal.



4. SAPO NA LAGOA

OH! Que coisa boa

A gente ver o sapo

na beira da lagoa

Batendo com o papo!

Foi Foi Não Foi

Foi Não Foi

Foi Foi Não Foi!



———————————-


Músicas com Brincadeiras

1. PINTINHO NO TELHADO

O Pintinho em cima do telhado

Escorregou e caiu no chão

Quebrou a asa quebrou o bico

Foi pro hospital tomar injeção

Cuidado muito cuidado, seu Pintinho com o gavião (duas vezes).

(Uma criança é escolhida para ser o gavião e os demais serão os pintinhos. No momento da música que diz… “cuidado muito cuidado…” o gavião deve pegar os pintinhos que para não serem pegos deverão fazer algum comando. Ex. deitar no chão e dar um rolamento lateral, agachar com a mão na cabeça, etc. O Pintinho que for pego pelo gavião tornar-se-á gavião também.).



2. FESTA NA FLORESTA

Hoje finalmente vai haver a festa na floresta – REFRÃO – ( duas vezes )

Bom dia senhor! Sou caçador!

Continência! Continência! Continência!

REFRÃO

Olha quem chegou! O seu Leão!

Leão Bravão! Leão Bravão! Leão Bravão!

REFRÃO

Ai que susto! Foi um tiro!

Espingarda! Espingarda!

Espingarda! Espingarda! Espingarda!

(Inicia-se aí o JO-QUEI-PO GIGANTE composto por três elementos. São eles: caçador, leão e espingarda, cada um com seu movimento. As equipes devem escolher um desses elementos e quando o monitor disser JO-QUEI-PO deverá fazer o que escolheu. O caçador ganha da espingarda, que ganha do leão que ganha do caçador).

3. EU SOU O CAÇADOR

Eu sou o caçador

E a onça vou caçar

Eu vou comer

Eu vou devorar

Epa!

A porta!

CANTA A MÚSICA NOVAMENTE

A árvore!

CANTA A MÚSICA NOVAMENTE

O lago!

(Acrescentar lugares até chamar):

A onça! (neste momento o monitor lembra que esqueceram a espingarda e têm que fugir e voltar para casa passando por todos os lugares que atravessaram. Quando chegam os caçadores dormem e na jaula há uma onça presa. Toda vez que o monitor gritar “Eu vou soltar a onça” os caçadores deverão fugir. Aquele que for pego pela onça se transformar-se-á em outra e ajudará a caçar os caçadores. Cada onça só poderá pegar um caçador).

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates